Um comentário
Um dos motivos para o sucesso do desenho animado Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons no original, ou simplesmente D&D) nos Estados Unidos, Brasil e vários outros países, foi a qualidade da sua animação. Superior a qualquer outra da sua época, ela impressionava pela fluidez, cenários bem feitos e movimentos quase naturais dos personagens. Quem assistiu o desenho na época que foi exibido pela primeira vez na Globo foi cativado de imediato, pois era de longe o melhor desenho animado exibido.

O segredo atrás de tão boa qualidade está onde o desenho foi produzido: no Japão. Isso mesmo que você leu, no Japão! O estúdio escolhido pelos produtores americanos foi, nada menos, nada mais, que a Toei Animation. Aquele mesmo estúdio famoso por produzir grandes sucessos da animação japonesa como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, One Piece, entre outros. Apesar de ainda ser desconhecido para a maioria, já naquela época os produtores americanos já sabiam muito bem da qualidade dos desenhos animados japoneses e quão rápido os japoneses podiam produzí-los.

E o melhor, a um custo relativamente baixo se comparado aos equivalentes norte-americanos. Vale lembrar que no início da década de 1980, poucos animes eram exibidos para a molecada americana - e com as cenas mais fortes cortadas sem dó nem piedade, o nome da série e dos personagens alterados. Parece que não mudou muita coisa hoje em dia não. Para quem não sabe, o nome original do personagem principal do anime Pokémon e Satoshi e não Ash. Como a animação japonesa ainda não era a febre mundial do momento, a produtora da série animada D&D quis aproveitar o ótimo trabalho dos estúdios japoneses. Aceitando o serviço, o estúdio Toei Animation se encarregou apenas da animação, seguindo os roteiros e desenhos originais dos personagens que eram enviados pelos produtores americanos.

Um interessante debate ainda sobrevive entre os fãs, alegando que estes desenhos animados, por serem produzidos no Japão por estúdios japoneses, deveriam ser considerados "animes" tanto quanto um Dragon Ball. Exageros de fãs, pois o roteiro, criação e desenvolvimento dos personagens nasceram na terra do Tio Sam. Portanto, não há como considerar Carverna do Dragão um anime, pois a Toei apenas produziu sua animação, nada mais.

Apesar do encerramento há mais de 25 anos sem um final definitivo e ter apenas 27 episódios, muito pouco se comparado aos desenhos atuais, D&D ainda e lembrado por milhares de fãs que não se cansam ver e rever cada episódio, de pesquisar, de se fantasiar como um de seus personsgens favorito, de desenhá-los e discutir ( no melhor sentido e claro) pela internet. Todos nós alimentamos a esperança de que uma nova versão animada ou um filme. Vale lembrar que foram produzidos filmes -de péssima qualidade- baseados no RPG D&D sem nenhuma relação com a versão animada.

1 comentários:

 
Toggle Footer